(11) 4798-4545 (11) 94028-8885

Fique por dentro das vantagens de usar o rastreamento de carga na empresa

Além de acompanhar uma infinidade de estatísticas e custos, o gestor da frota ainda precisa desempenhar uma última função: o monitoramento da conduta de seus funcionários. Pensando nisso, preparamos este artigo, em que explicamos a importância do rastreamento de carga para as empresas e também mostramos como ele funciona.

Como perceberá nesta leitura, os rastreadores são dispositivos cada vez mais indispensáveis a esse segmento, que precisa conciliar soluções de segurança com iniciativas de produtividade, protegendo a carga, o motorista e a eficiência da operação. Acompanhe!

O funcionamento do rastreamento de carga

Tratando-se de rastreamento, não existem segredos! Esse método consiste na instalação de um dispositivo, equipado com alguma antena de geolocalização, que, por meio dessa aplicação tecnológica, permite o gestor acompanhar o progresso das unidades ao longo das rotas.

Tecnologicamente, existem três soluções que dominam o mercado, cada qual com uma vantagem específica. Veja só!

GPS (Global Positioning System)

  • localização: obtida por meio da comunicação do dispositivo com os satélites em órbita;
  • diferencial: longo alcance, podendo ser utilizado na ausência de sinal telefônico.

RFID (Radio Frequency Identification)

  • localização: obtida por meio da comunicação com as frequências de rádio, dependendo de antenas próximas que emitam ondas dessa tecnologia;
  • diferencial: precisão, permitindo rastrear um objeto mesmo que esteja em um ambiente interno.

GSM (Global System for Mobile Communications)

  • localização: obtida por meio da comunicação com torres de telefonia, triangulando a posição do objeto entre as três torres mais próximas;
  • diferencial: acessibilidade, uma vez que ampla porção do país é coberta por sinal telefônico, seja qual for a operadora.

Mas, independentemente da tecnologia utilizada em um rastreador, no segmento das frotas, todos eles cumprem a mesma função: acompanhar o veículo, permitindo que o gestor identifique abusos, desvios ou negligências por parte do colaborador.

As vantagens dessa solução

No fim das contas, o rastreamento acaba oferecendo benefícios às operações que contam com essa tecnologia. Como perceberá a seguir, o gestor ganha mais controle sobre a frota, entendendo o que está acontecendo nas estradas, sem que, para isso, precise sair do escritório. Veja!

Acompanhamento

A roteirização, também conhecida como planejamento de rotas, é uma das etapas mais importantes para o sucesso das operações de transporte. Pois como você bem sabe, é fundamental garantir que os motoristas percorram os trajetos mais rápidos, seguros e inteligentes. Mas infelizmente, não é sempre que se pode contar com a colaboração de todos.

Nesse cenário, o rastreamento acaba sendo uma ferramenta eficaz de monitoramento e correção de conduta, possibilitando que o gestor acompanhe os trajetos de seus funcionários, identificando transgressões, como fuga às rotas, excessos de velocidade e afins.

Eficiência

Também se fazendo valer do monitoramento, os rastreadores entregam outra ação corretiva na mão dos gestores. Afinal, assim, eles podem observar os horários e durações das paradas de seus funcionários, identificando se o colaborador está sendo ocioso ou indisciplinado, como ao rodar pela noite, quando foi expressamente orientado a evitar essa prática.

Segurança

Para além disso, também vale lembrar do papel dos rastreadores ao ampliar a segurança da operação, tanto em seu faturamento como para o motorista. Isso acontece porque os rastreadores são acompanhados por grandes adesivos de advertência, sobretudo nos modelos satélite, que expõem uma cúpula no teto do caminhão.

Esse simples fato costuma ser o suficiente para desestimular a ação criminosa, que tende a perceber que aquela frota não consiste em um alvo vulnerável. Ainda vale destacar que os rastreadores também diminuem o preço das apólices de seguro, que consideram, estatisticamente, mais fácil recuperar os veículos e cargas com essa tecnologia, — reduzindo, assim, os riscos calculados no contrato.

Por fim, cabe a você, gestor da área, analisar as várias opções presentes no mercado para modernizar a sua frota com essa solução. O mais importante é que se filtre a pesquisa nas empresas com boa reputação no segmento, contratando dispositivos e plataformas que estejam sempre à mão

Newsletter

Receba Notícias, Conteúdos e Novidades da World Sat.

Chat online | Posso ajudar?