(11) 4798-4545 (11) 94028-8885

Roubo de carga: como evitar que isso aconteça com a sua frota?

Você sabe como prevenir o roubo de carga? O sistema de rastreamento veicular possui ferramentas que evitam esse prejuízo!

O roubo de carga é, infelizmente, uma realidade bastante comum para as empresas que dependem dos veículos para realizarem entregas e distribuições.

Isso ocorre principalmente em casos em que não há segurança da frota – a qual não é monitorada adequadamente – e quando nem mesmo a direção da empresa possui o controle do que está acontecendo em campo. O resultado é, por fim, a exposição dos veículos a riscos de roubos.

Como um exemplo dessa exibição a perigos de furtos, têm-se algumas empresas do interior de Santa Catarina – portadoras de frotas para a distribuição de insumos – as quais foram vítimas de roubo de carga neste semestre de 2020.

Segundo o portal do G1, por conta desse episódio, só no mês de outubro a polícia civil do estado teve que abrir mais de 30 mandados contra roubos de cargas, os quais foram executados sem que houvesse uma posterior recuperação.

Ou seja, por falta de proteção e do monitoramento apropriado, essas companhias do segmento de distribuição perderam as mercadorias que estavam transportando, ocasionando assim um prejuízo financeiro e consequências jurídicas, sem contar que a reputação de todas essas empresas foi manchada.

Para evitar que isso aconteça com a sua frota, vamos te mostrar como prevenir os roubos de carga, por meio de ferramentas que trarão outras vantagens excelentes para a sua empresa. Acompanhe com a gente!

AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO ROUBO DE CARGA NA SUA EMPRESA

O roubo de carga causa efeitos desagradáveis de diferentes formas, uma vez que a empresa compradora do produto perderá o que havia demandado, e as consequências negativas serão exclusivamente da sua empresa, responsável pela distribuição e entrega.

Dentre os resultados de maior peso, estão os três seguintes:

Economia da companhia abalada

Em primeiro lugar, um resultado desfavorável – do roubo de carga – ao seu negócio, é o prejuízo econômico.

Caso a sua empresa seja uma realizadora de entregas, ou até mesmo uma distribuidora, o roubo dos produtos que os veículos estavam transportando pode gerar por consequência o requerimento de uma multa, por parte da empresa para a qual a sua frota iria realizar a entrega ou distribuição.

Por conta disso, em casos mais graves, pode acontecer que você perca esse cliente, gerando assim um prejuízo econômico ainda maior.

Outra situação é a possibilidade de o ladrão danificar o veículo durante o roubo, realizando estragos que a sua empresa terá que consertar posteriormente, com manutenções e também atrasos, pois você estará com a sua frota reduzida.

Isso revela mais malefícios ainda, uma vez que os custos com manutenção podem ser bastante elevados.

Prejuízo à imagem da sua empresa

A segunda consequência negativa diz respeito ao prejuízo na imagem e na reputação da sua empresa.

Por conta do roubo de carga, é possível que o seu cliente perca as mercadorias que havia adquirido e não as recupere mais. Nesse caso, os malefícios não são apenas financeiros, mas também institucionais, já que a clientela pode ficar com uma visão equivocada sobre a sua empresa, como uma companhia que não zela pela segurança e pela qualidade das entregas.

Por não realizar um monitoramento veicular com o intuito de evitar que situações como essas ocorram, a imagem que pode ser refletida da sua empresa é de falta de cuidado, ausência de uma excelência na experiência dos clientes e, ainda, uma companhia sem controle sobre os próprios veículos.

Essa imagem pode ser ainda mais prejudicada se o veículo em questão sofrer danos em suas peças por conta do roubo, como já mencionamos. Uma frota mal conservada pode ser mal visada em campo, visto que ela é a extensão do seu negócio.

Complicações jurídicas

Por fim, uma consequência negativa do roubo de carga para a sua corporação são as complicações jurídicas que podem ser desencadeadas.

Como a sua frota trabalha diretamente com entregas e, por causa disso, pode ser considerada uma intermediária – em especial, nos casos de distribuidoras e transportadoras – cabe a sua empresa a responsabilidade da carga, enquanto ela está sob seu porte e cuidado.

Por isso, ao ocorrer um roubo de carga, a sua empresa-cliente pode levar a situação a um processo, por conta dos prejuízos que sofreu.

Se o seu cliente perceber que o roubo ocorrido poderia ter sido evitado – no caso de não haver um monitoramento veicular e nem o zelo pela segurança veicular – a chance de haver uma abertura de processo contra o seu negócio é ainda maior.

Portanto, é fundamental que você tome medidas para evitar que isso aconteça com a sua frota. Desse modo, você protegerá seu próprio negócio e os seus clientes também.

COMO EVITAR O ROUBO DE CARGA?

Para evitar que o roubo de carga aconteça, você precisa investir em um bom monitoramento veicular!

Sabe-se que nos dias de hoje, existem diversas formas de monitorar a frota, inclusive com o auxílio da tecnologia. De fato, uma das melhores soluções, disponível no mercado, é o sistema de rastreamento.

Tendo acesso às informações e dados de localização exatos dos seus veículos, você consegue monitorar efetivamente as operações de campo, entregas e distribuições.

Neste sentido, a sua política de frota pode ser elaborada de acordo com a necessidade da sua companhia: a segurança!

Dentro do sistema, você pode visualizar todos os trajetos dos veículos em tempo real, além de conferir todas as paradas realizadas pelos motoristas, quanto tempo eles ficaram em cada localidade e até mesmo o período de tempo que levaram para realizar a entrega.

Tendo esse conhecimento, a segurança da sua frota é aumentada, visto que você passa a ter o controle sobre os veículos e as operações realizadas por eles.

Ferramentas do sistema de rastreamento

Alguns dos softwares que possibilitam o rastreamento de frota possuem algumas funcionalidades exclusivas, que auxiliam na segurança ainda mais.

Por exemplo, se os seus motoristas costumam desviar os trajetos – no período entre as entregas – e assim eles acabam passando por regiões perigosas, enquanto portam a carga, você pode criar as chamadas cercas virtuais.

As cercas são áreas que você mesmo delimita no mapa, determinando que aquelas regiões não podem ser visitadas pelos motoristas da frota.

Assim, caso algum veículo da sua empresa passe por elas, o próprio sistema te notifica e registra esse evento. Por consequência, os condutores não podem se dirigir até essas regiões proibidas, o que garante uma segurança maior.

Ademais, o sistema de rastreamento possibilita que você solicite a instalação de um bloqueador veicular – juntamente com o rastreador. Esse equipamento é uma forma de impedir que os veículos fiquem expostos para roubos, no momento em que os motoristas não estão os conduzindo, como nos horários de almoço e descanso, por exemplo.

Como os veículos corporativos – que portam cargas – ficam visíveis e sofrem esse risco, o bloqueador pode funcionar como uma forma de evitar um possível furto no estacionamento, já que impede que o veículo se mova.

Assim, seus motoristas podem aproveitar os períodos de refeições e repouso com segurança e tranquilidade.

WORLD SAT DO BRASIL MASI QUE UM SIMPLES RASTREADOR

Presente no mercado desde 2007, a World Sat do Brasil é uma empresa legitimamente brasileira, do setor de segurança, que oferece soluções em rastreamento via satélite, que agregam segurança e logística.

A World Sat disponibiliza sistemas de rastreamento e monitoramento de veículos e bens, 24 horas por dia pela Internet, com acesso ilimitado e global, em qualquer lugar do mundo, por meio de smartphones, tablets ou computadores.

Sua estrutura é capaz de atender todo o território brasileiro e diversos segmentos: desde um proprietário de um único veículo até frotas de indústrias ou multinacionais. A matriz, instalada em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), conta com edifício próprio, equipado com sala de apresentação, sala de treinamento e os departamentos: comercial, administrativo, técnico, suporte e Central 0800 de Emergência 24 horas. A empresa é provida de profissionais de extrema confiança, altamente qualificados e especializados para oferecer um atendimento voltado à satisfação do cliente e à excelência do serviço prestado.

Os rastreadores oferecidos pela World Sat são os mais compactos e com a tecnologia mais avançada do mercado. A alta tecnologia do produto, aliado à instalação oculta e ao pronto atendimento, faz a empresa obter, constantemente, máxima pontuação no mercado em resultados de recuperação de veículos roubados ou furtados. Sucesso comprovado em nosso extenso portfólio de veículos recuperados e em várias matérias veiculadas na imprensa.

Newsletter

Receba Notícias, Conteúdos e Novidades da World Sat.

Chat online | Posso ajudar?