(11) 4798-4545 (11) 94028-8885

Como reduzir custos olhando para o tempo de funcionamento da frota

É provável que você tenha lido o título deste artigo e não compreendido. Ou até mesmo se perguntado como é possível reduzir os custos olhando para o tempo em que os veículos da sua frota permanecem ligados e qual é a importância de controlar esse indicador.

É comum pensar que a frota funciona apenas enquanto precisa e seus custos são coerentes ao tempo em que estão sendo conduzidas e pronto. No entanto, nem tudo é preto no branco, e custos extras podem resultar da falta de controle desse indicador.

Acontece que, nem sempre, o tempo de funcionamento da frota corresponde à quilometragem rodada. Enquanto, por exemplo, a ignição permanece ligada e o veículo parado, estão sendo gerados custos extras durante momentos como esses, de desatenção.

Por isso, neste artigo, você descobrirá a importância de acompanhar o tempo de funcionamento dos veículos da sua frota e aprenderá a reduzir os custos da empresa ao controlar esse indicador. 

Qual é a importância de controlar o tempo em que os veículos permanecem ligados?

Imagine a seguinte situação: um dos motoristas da sua frota sai no meio da tarde para realizar uma entrega ou prestar um serviço. Em vez de retornar para a garagem da empresa, faz um desvio de rota e fica parado, com o motor ligado, por uma hora e meia no centro da cidade.

No fim de seu expediente, o motorista retorna e logo em seguida é dispensado – ou seja, seu funcionário trabalhou, em média, apenas uma hora (para ser otimista). Sendo que ele deveria ter retornado à empresa e atendido outras ordens de serviço.

O que acabamos de relatar é um caso real, infelizmente. Isto pode estar acontecendo com sua equipe agora e talvez você ainda não tenha percebido. Imagine os custos desnecessários que você está tendo em função do comportamento inadequado de seus condutores? 

Por isso, é essencial manter um controle semanal, mensal ou, até mesmo, diário, da utilização dos veículos da empresa e, também, do tempo que permanecem em funcionamento. Assim, é possível identificar e reduzir custos desnecessários e tomar atitudes em relação aos funcionários que matam tempo no trabalho.

Qual é a melhor maneira de reduzir custos com o tempo de funcionamento dos veículos da frota?

A maneira mais adequada e eficiente de reduzir custos com o tempo de funcionamento da frota é controlando esse indicador com ferramentas e tecnologias apropriadas. Neste caso, o recomendado é fazer uso de um sistema de rastreamento e telemetria .

Com o rastreador veicular e a tecnologia de telemetria é possível, por exemplo, saber por onde os motoristas passaram e por quanto tempo o veículo ficou ligado e parado em determinado local. Isso acontece porque o sistema utilizado em conjunto com essas tecnologias capta esses dados em tempo real e os encaminha imediatamente aos gestores, os quais podem acessar tanto pelo computador quanto pelo celular.

Assim, os gestores de frota podem avaliar os comportamentos inadequados dos motoristas da empresa e tomar decisões baseadas em dados, evitando que o rombo financeiro, causado pelo uso inapropriado dos veículos, volte a acontecer.

Como os relatórios podem lhe auxiliar

Além disso, ao contratar um sistema de rastreamento e telemetria, você terá acesso a relatórios diários, semanais e mensais por meio da plataforma disponibilizada pelo serviço contratado. Dessa forma, você terá, em mãos, dados confiáveis para analisar os perfis de seus motoristas e da maneira que achar mais adequada a sua necessidade.

A plataforma WORLD SAT , por exemplo, mostra para o gestor, relatórios do tempo de funcionamento dos veículos da frota em três categorias:

  • tempo dirigido;
  • tempo parado;
  • tempo total.

Assim, ao analisar o tempo em cada uma dessas categoria, bem como os lugares em que o veículo passou, é possível ter uma amostra do comportamento e produtividade dos motoristas da sua frota.

Quer saber mais sobre como reduzir custos desnecessários com a sua frota? Entre em contato com nossa equipe.

Newsletter

Receba Notícias, Conteúdos e Novidades da World Sat.

Chat online | Posso ajudar?